Trata-se de unidade de conservação de proteção integral situada no município de Itaberá, Estado de São Paulo, que possui área de 180 hectares e foi criada “com a finalidade de proteção ao ambiente natural, realização de pesquisas básicas e aplicadas e desenvolvimento de programa de educação conservacionista.” (Artigo 1º do Decreto nº 26.890, de 12 de Março de 1987.
Situada na Depressão Periférica Paulista, setor Paranapanema, a Estação Ecológica de Itaberá apresenta relevo levemente ondulado, “caracterizado por colinas médias, com topos aplainados e vertentes com perfis convexos a retilíneos, baixos declives” e cobertura vegetal de mata estacional semidecídua. Consta que, embora altitude máxima na área seja de 687 metros, há pinheiros-do-paraná nessa floresta.
Não há muitos dados disponíveis sobre a área, mesmo porque o Plano de Manejo desta Unidade de Conservação está em elaboração, ainda na fase dos estudos básicos. Alguns deles já foram publicados e podem ser consultados via internet (links no rodapé desta página).
Como foi formada, eventos relevantes…
Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…